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março 18, 2025
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Adrian Oliveira

Professor do UniCV publica artigo sobre Direitos da Personalidade na Revista Ioles

Serious businessman sitting in the office and reading business reports. There are people in the background.

Publicação é um reconhecimento que demonstra a contribuição da instituição para o desenvolvimento do pensamento acadêmico e jurídico

O coordenador de graduação e pós-graduação do Centro Universitário Cidade Verde (UniCV), Welington Junior Jorge Manzato, teve seu artigo “Direitos da Personalidade e a Lei nº 15.001/2024: Conflitos e Convergências no Ambiente Escolar” publicado na Revista Ioles. O estudo analisa a aplicação da Lei nº 15.001/2024 no contexto educacional, com foco na proteção dos direitos à privacidade, honra e imagem de alunos e demais membros do ambiente escolar.

O artigo do professor Manzato, em colaboração com outros coautores, examina os impactos da Lei nº 15.001/2024 sobre os direitos da personalidade, especialmente no que diz respeito à transparência e à proteção de dados dentro das instituições de ensino. Com a crescente digitalização e a ampliação do uso de dados pessoais no ambiente escolar, surge a necessidade de equilibrar a transparência nas gestões educacionais com a preservação dos direitos fundamentais dos indivíduos.

A Lei nº 15.001/2024 altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e busca promover maior controle social e transparência nas escolas. No entanto, o estudo destaca os desafios de implementar essas normas sem comprometer os direitos à privacidade, à honra e à imagem dos alunos, professores e demais membros da comunidade escolar. A pesquisa revela que, ao mesmo tempo em que a nova legislação fortalece a transparência e a fiscalização nas instituições de ensino, ela exige medidas cuidadosas para evitar violações dos direitos da personalidade dos indivíduos envolvidos.

O artigo adota uma metodologia qualitativa e bibliográfica, com uma análise aprofundada das características dos direitos da personalidade, como a privacidade, honra, imagem e liberdade individual. Esses direitos são essenciais para garantir que cada pessoa seja respeitada em sua dignidade e individualidade, especialmente em contextos sensíveis como o educacional. No cenário atual, onde o compartilhamento de dados e informações pessoais se tornou comum, é fundamental que as escolas tomem medidas para proteger a privacidade dos estudantes e colaboradores, evitando o uso indevido de suas imagens e dados pessoais.

Além disso, o estudo também explora a necessidade de equilibrar a transparência nas práticas institucionais com a proteção de dados pessoais, destacando a relevância de políticas eficazes de proteção de dados nas escolas. O desafio central é encontrar um meio-termo que permita a implementação da legislação sem invadir a privacidade dos alunos, respeitando os direitos à imagem e à honra de todos os envolvidos.

Concluindo, Manzato e seus coautores afirmam que, embora a Lei nº 15.001/2024 represente um avanço significativo na gestão educacional, sua implementação exige um planejamento cuidadoso para garantir que a proteção dos direitos da personalidade não seja comprometida. A pesquisa reforça a importância de desenvolver estratégias eficazes para garantir o equilíbrio entre a transparência nas escolas e a proteção dos dados pessoais, um tema cada vez mais relevante no contexto da educação moderna.

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