Letras – Língua Portuguesa e Libras
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O que é o curso de Letras – Língua Portuguesa e Libras?
A Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa e Libras do UniCV, instituição com nota máxima no MEC, foi criada para quem acredita que a comunicação é a chave para o conhecimento e a convivência. O curso forma educadores preparados para ensinar, interpretar e promover a inclusão, conectando o mundo das palavras ao da linguagem visual.
Durante a graduação, você aprende a dominar a Língua Portuguesa e a Libras, desenvolvendo competências linguísticas, pedagógicas e sociais para atuar em diferentes contextos educacionais. As disciplinas combinam teoria e prática, com foco em acessibilidade, diversidade e tecnologias educacionais, capacitando você a criar ambientes de ensino humanizados e acolhedores.
Com uma metodologia moderna e professores especializados, o UniCV oferece uma formação que valoriza o respeito, o diálogo e a inclusão. Ao concluir o curso, você conquista um diploma de licenciatura valorizado e está pronto para educar, interpretar e transformar vidas por meio da comunicação. Garanta seu diploma e construa pontes entre o conhecimento e a inclusão!
💚 Comece agora sua Licenciatura em Letras – Português e Libras e faça parte da educação inclusiva com o UniCV!
Diferenciais do curso
O que você vai aprender na Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa e Libras
Durante o curso, você desenvolve competências linguísticas, pedagógicas e interpretativas para atuar em diferentes contextos educacionais e inclusivos.
Algumas disciplinas incluem:
- Libras I, II, III e IV
- Tradução e Interpretação de Libras
- Linguística (I, II, III) e Linguística Aplicada
- Língua Portuguesa (Morfologia, Fonética/Fonologia, Sintaxe e Semântica)
- História e Fundamentos da Literatura Surda
Cada disciplina foi pensada para formar educadores preparados para promover comunicação, acessibilidade e aprendizagem significativa.
Confira a Matriz Completa!
A matriz apresentada encontra-se em ordem alfabética. As disciplinas previstas nos respectivos períodos de acordo com a Matriz Curricular serão definidas pela coordenação, ou seja, considerando a edição das Diretrizes Curriculares, emanadas do Conselho Nacional de Educação e poderá realizar adequações pertinentes na matriz curricular do curso.
- AAC – ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES
- ATIVIDADES EXTENSIONISTAS I
- ATIVIDADES EXTENSIONISTAS II
- ATIVIDADES EXTENSIONISTAS III
- ATIVIDADES EXTENSIONISTAS IV
- ATIVIDADES EXTENSIONISTAS V
- DIDÁTICA: ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
- ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LIBRAS I – ENSINO FUNDAMENTAL II – PARTE A (PRÉ-REQUISITO PARA A PARTE B E O ESTÁGIO II)
- ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LIBRAS I – ENSINO FUNDAMENTAL II – PARTE B (PRÉ-REQUISITO PARA O ESTÁGIO III)
- ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LIBRAS II – ENSINO FUNDAMENTAL II – PARTE A (PRÉ-REQUISITO PARA A PARTE B E O ESTÁGIO III)
- ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LIBRAS II – ENSINO FUNDAMENTAL II – PARTE B (PRÉ-REQUISITO PARA O ESTÁGIO III)
- ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LIBRAS III – ENSINO MÉDIO – PARTE A (PRÉ-REQUISITO PARA A PARTE B E O ESTÁGIO IV)
- ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LIBRAS III – ENSINO MÉDIO – PARTE B (PRÉ-REQUISITO PARA O ESTÁGIO IV)
- ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LIBRAS IV – ENSINO MÉDIO – PARTE A (PRÉ-REQUISITO PARA A PARTE B)
- ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LIBRAS IV – ENSINO MÉDIO – PARTE B
- ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA I – ENSINO FUNDAMENTAL II – PARTE A (PRÉ-REQUISITO PARA A PARTE B E O ESTÁGIO II)
- ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA I – ENSINO FUNDAMENTAL II – PARTE B (PRÉ-REQUISITO PARA O ESTÁGIO III)
- ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA II – ENSINO FUNDAMENTAL II – PARTE A (PRÉ-REQUISITO PARA A PARTE B E ESTÁGIO III)
- ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA II – ENSINO FUNDAMENTAL II – PARTE B (PRÉ-REQUISITO PARA O ESTÁGIO III)
- ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA III – ENSINO MÉDIO – PARTE A (PRÉ-REQUISITO PARA A PARTE B E ESTÁGIO IV)
- ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA III – ENSINO MÉDIO – PARTE B (PRÉ-REQUISITO PARA O ESTÁGIO IV)
- ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA IV – ENSINO MÉDIO – PARTE A (PRÉ-REQUISITO PARA A PARTE B)
- ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA IV – ENSINO MÉDIO- PARTE B
- FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
- GÊNERO, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO
- HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA, AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA
- HISTÓRIA E FUNDAMENTOS DA LITERATURA SURDA
- LIBRAS – LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
- LIBRAS I
- LIBRAS II
- LIBRAS III
- LIBRAS IV
- LÍNGUA PORTUGUESA I: MORFOLOGIA
- LÍNGUA PORTUGUESA II: FONÉTICA E FONOLOGIA
- LÍNGUA PORTUGUESA III: SINTAXE E SEMÂNTICA
- LINGUÍSTICA APLICADA
- LINGUÍSTICA I
- LINGUÍSTICA II
- LINGUÍSTICA III
- LITERATURA BRASILEIRA
- LITERATURA INFANTOJUVENIL
- LITERATURA PORTUGUESA
- POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
- PRÁTICA DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA I
- PRÁTICA DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA II
- PRÁTICA DE ENSINO DE LIBRAS I
- PRÁTICA DE ENSINO DE LIBRAS II
- PRODUÇÃO DE TEXTO
- PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
- TEORIA LITERÁRIA
- TÓPICOS AVANÇADOS EM LÍNGUA PORTUGUESA E LIBRAS
- TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE LIBRAS
DISCIPLINAS OPTATIVAS
- DESIGUALDADE SOCIAL E CIDADANIA
- DISCIPLINA INTERNACIONAL
- EMPREENDEDORISMO
- FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL
Informações Importantes
Este curso é ideal para quem:
📘 Quer atuar com educação inclusiva e ensino de línguas.
💡 Acredita no poder da comunicação como ferramenta de transformação.
🚀 Busca uma formação completa, humanizada e com propósito social.
👥 Deseja trabalhar em ambientes que valorizam diversidade, acessibilidade e diálogo.
Se você acredita que o aprendizado e a inclusão caminham juntos, este curso é para você!
O profissional formado pelo UniCV encontra um mercado aquecido, impulsionado pelas políticas públicas de acessibilidade e inclusão.
Com o diploma em mãos, você pode atuar em:
- Educação Básica e Superior: ensino de Língua Portuguesa e Libras;
- Tradução e Interpretação de Libras: escolas, universidades, empresas, eventos e órgãos públicos;
- Acessibilidade e Inclusão: consultorias, ONGs e projetos sociais;
- Produção de Materiais Didáticos: criação de conteúdos digitais e glossários em Libras;
- Cultura e Comunicação: editoras, plataformas digitais e projetos culturais voltados à valorização da diversidade.
Em todos esses espaços, você atua como agente de transformação, promovendo respeito, inclusão e igualdade de oportunidades.
Coordenador (a)

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Possui Licenciatura em Letras Português/Inglês e respectivas literaturas (2009) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Mestrado em Letras na área de Estudos Linguísticos (2014), pela mesma universidade; Tem experiência em docência nos níveis fundamental, médio e superior, bem como na modalidade a distância e na autoria de material didático para EaD; atua como coordenadora de cursos de Licenciatura em Letras-Português e Francês, Letras-Português e Inglês, Letras-Português e Espanhol, Letras-Língua Portuguesa e Libras e Curso Superior de Tecnologia Tradutor e Intérprete Português e Francês EaD no Centro Universitário Cidade Verde (UniCV). Integrante do grupo de pesquisa VALEN (Variação linguística na Escola e Normas UEL/CNPQ e Líder do Grupo de estudos LEIACOM e líder do Grupo de pesquisa em Gramática e Ensino (PEGEN), ambos no UniCV. Currículo Lattes: veja aqui
Por que Escolher o UniCV?
O UniCV é uma instituição de ensino superior com nota máxima no MEC, reconhecida pela qualidade acadêmica e pela credibilidade no mercado.