Educação Especial
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O que é o curso de Educação Especial?
O que é o curso de Educação Especial?
A Licenciatura em Educação Especial do UniCV, instituição com nota máxima no MEC, foi criada para quem acredita em uma educação mais humana, acessível e transformadora. O curso prepara profissionais capazes de compreender e atender às diversas necessidades de aprendizagem, valorizando as diferenças e promovendo a inclusão em todos os espaços educativos.
Durante a graduação, você desenvolve competências pedagógicas, psicossociais e comunicativas, aprendendo a eliminar barreiras, fortalecer a empatia e adaptar estratégias de ensino que respeitam o ritmo e as potencialidades de cada aluno. As disciplinas abordam educação inclusiva, acessibilidade, práticas adaptadas e tecnologias assistivas, conectando teoria e prática para formar especialistas comprometidos com o desenvolvimento integral do ser humano.
No UniCV, você conta com uma metodologia moderna, professores experientes e um ambiente de aprendizado acolhedor e colaborativo. Ao finalizar o curso, você obtém um diploma valorizado e estará pronto para atuar com sensibilidade, competência e propósito, promovendo a inclusão e transformando vidas por meio da educação.
💚 Comece agora sua Licenciatura em Educação Especial e faça parte da mudança com o UniCV!
A Licenciatura em Educação Especial do UniCV, instituição com nota máxima no MEC, foi criada para quem acredita em uma educação mais humana, acessível e transformadora.
O curso prepara profissionais capazes de compreender e atender às diversas necessidades de aprendizagem, valorizando as diferenças e promovendo a inclusão em todos os espaços educativos.
Durante a graduação, você desenvolve competências pedagógicas, psicossociais e comunicativas, aprendendo a eliminar barreiras, fortalecer a empatia e adaptar estratégias de ensino que respeitam o ritmo e as potencialidades de cada aluno.
As disciplinas abordam educação inclusiva, acessibilidade, práticas adaptadas e tecnologias assistivas, conectando teoria e prática para formar especialistas comprometidos com o desenvolvimento integral do ser humano.
No UniCV, você conta com uma metodologia moderna, professores experientes e um ambiente de aprendizado acolhedor e colaborativo.
Ao finalizar o curso, você obtém um diploma valorizado e estará pronto para atuar com sensibilidade, competência e propósito, promovendo a inclusão e transformando vidas por meio da educação.
💚 Comece agora sua Licenciatura em Educação Especial e faça parte da mudança com o UniCV!
Diferenciais do curso
Diferenciais do curso
O que você vai aprender na Licenciatura em Educação Especial
Durante o curso, você desenvolve competências para atuar com inclusão, acessibilidade e apoio pedagógico especializado.
Algumas disciplinas incluem:
- Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Inclusão
- Atendimento Educacional Especializado (AEE)
- Neurofisiologia da Aprendizagem e Múltiplas Inteligências
- Dificuldades de Aprendizagem (Linguagem Escrita, Leitura e Matemática)
- Educação Especial e Inclusiva
Cada disciplina é pensada para formar educadores preparados para promover o aprendizado como direito de todos.
Durante o curso, você desenvolve competências para atuar com inclusão, acessibilidade e apoio pedagógico especializado.
Algumas disciplinas incluem:
- Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Inclusão
- Atendimento Educacional Especializado (AEE)
- Neurofisiologia da Aprendizagem e Múltiplas Inteligências
- Dificuldades de Aprendizagem (Linguagem Escrita, Leitura e Matemática)
- Educação Especial e Inclusiva
Cada disciplina é pensada para formar educadores preparados para promover o aprendizado como direito de todos.
Confira a Matriz Completa!
A matriz apresentada encontra-se em ordem alfabética. As disciplinas previstas nos respectivos períodos de acordo com a Matriz Curricular serão definidas pela coordenação, ou seja, considerando a edição das Diretrizes Curriculares, emanadas do Conselho Nacional de Educação e poderá realizar adequações pertinentes na matriz curricular do curso.
- AAC – ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES
- ATENDIMENTO EDUCACIONAL DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO
- ATENDIMENTO EDUCACIONAL DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA
- ATENDIMENTO EDUCACIONAL DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA
- ATENDIMENTO EDUCACIONAL DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
- ATENDIMENTO EDUCACIONAL DE ALUNOS COM SURDEZ
- ATENDIMENTO EDUCACIONAL DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
- ATIVIDADES EXTENSIONISTAS I
- ATIVIDADES EXTENSIONISTAS II
- ATIVIDADES EXTENSIONISTAS III
- BRINCADEIRAS, JOGOS E ESPORTES PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA, VISUAL E INTELECTUAL
- DESENVOLVIMENTO E COMPORTAMENTO MOTOR
- DIAGNÓSTICO OPERATÓRIO: PENSAMENTO PRÉ-OPERATÓRIO, OPERATÓRIO E FORMAL
- DIDÁTICA: ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
- DIFICULDADES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA
- DIFICULDADES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM MATEMÁTICA
- EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS
- EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA
- EDUCAÇÃO INFANTIL: PSICOMOTRICIDADE
- ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I – PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL – PARTE A – (PRÉ-REQUISITO PARA A PARTE B DO ESTÁGIO I)
- ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I – PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL – PARTE B
- ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II – ENSINO FUNDAMENTAL (1º AO 3º ANO) – PARTE A – (PRÉ-REQUISITO PARA A PARTE B DO ESTÁGIO II)
- ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II – ENSINO FUNDAMENTAL (1º AO 3º ANO) – PARTE B
- ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III – ENSINO FUNDAMENTAL (4º E 5º ANO) – PARTE A – (PRÉ-REQUISITO PARA A PARTE B DO ESTÁGIO III)
- ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III – ENSINO FUNDAMENTAL (4º E 5º ANO) – PARTE B
- ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IV – ENSINO FUNDAMENTAL (ESPAÇO NÃO ESCOLAR) – PARTE – A (PRÉ-REQUISITO PARA A PARTE B DO ESTÁGIO IV)
- ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IV – ENSINO FUNDAMENTAL (ESPAÇO NÃO ESCOLAR) – PARTE – B
- ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
- FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
- FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS E ANTROPOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
- FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA INCLUSÃO
- GÊNERO, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO
- HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA, AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA
- LIBRAS – LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
- LINGUAGENS INFANTIS E CONCEITOS MATEMÁTICOS
- MEDICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO: CONCEPÇÕES SÓCIO-HISTÓRICA E NEUROPSICOLÓGICA
- METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO
- NEUROFISIOLOGIA DA APRENDIZAGEM E MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS
- POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
- PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
- DISCIPLINAS OPTATIVAS:
- ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
- AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM
- DISCIPLINA INTERNACIONAL
- EMPREENDEDORISMO
A matriz apresentada encontra-se em ordem alfabética. As disciplinas previstas nos respectivos períodos de acordo com a Matriz Curricular serão definidas pela coordenação, ou seja, considerando a edição das Diretrizes Curriculares, emanadas do Conselho Nacional de Educação e poderá realizar adequações pertinentes na matriz curricular do curso.
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AAC – ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES
-
ATENDIMENTO EDUCACIONAL DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO
-
ATENDIMENTO EDUCACIONAL DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA
-
ATENDIMENTO EDUCACIONAL DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA
-
ATENDIMENTO EDUCACIONAL DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
-
ATENDIMENTO EDUCACIONAL DE ALUNOS COM SURDEZ
-
ATENDIMENTO EDUCACIONAL DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
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ATIVIDADES EXTENSIONISTAS I
-
ATIVIDADES EXTENSIONISTAS II
-
ATIVIDADES EXTENSIONISTAS III
-
BRINCADEIRAS, JOGOS E ESPORTES PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA, VISUAL E INTELECTUAL
-
DESENVOLVIMENTO E COMPORTAMENTO MOTOR
-
DIAGNÓSTICO OPERATÓRIO: PENSAMENTO PRÉ-OPERATÓRIO, OPERATÓRIO E FORMAL
-
DIDÁTICA: ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
-
DIFICULDADES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA
-
DIFICULDADES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM MATEMÁTICA
-
EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS
-
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA
-
EDUCAÇÃO INFANTIL: PSICOMOTRICIDADE
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ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I – PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL – PARTE A – (PRÉ-REQUISITO PARA A PARTE B DO ESTÁGIO I)
-
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I – PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL – PARTE B
-
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II – ENSINO FUNDAMENTAL (1º AO 3º ANO) – PARTE A – (PRÉ-REQUISITO PARA A PARTE B DO ESTÁGIO II)
-
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II – ENSINO FUNDAMENTAL (1º AO 3º ANO) – PARTE B
-
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III – ENSINO FUNDAMENTAL (4º E 5º ANO) – PARTE A – (PRÉ-REQUISITO PARA A PARTE B DO ESTÁGIO III)
-
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III – ENSINO FUNDAMENTAL (4º E 5º ANO) – PARTE B
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ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IV – ENSINO FUNDAMENTAL (ESPAÇO NÃO ESCOLAR) – PARTE – A (PRÉ-REQUISITO PARA A PARTE B DO ESTÁGIO IV)
-
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IV – ENSINO FUNDAMENTAL (ESPAÇO NÃO ESCOLAR) – PARTE – B
-
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
-
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
-
FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS E ANTROPOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
-
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA INCLUSÃO
-
GÊNERO, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO
-
HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA, AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA
-
LIBRAS – LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
-
LINGUAGENS INFANTIS E CONCEITOS MATEMÁTICOS
-
MEDICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO: CONCEPÇÕES SÓCIO-HISTÓRICA E NEUROPSICOLÓGICA
-
METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO
-
NEUROFISIOLOGIA DA APRENDIZAGEM E MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS
-
POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
-
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
DISCIPLINAS OPTATIVAS:
-
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
-
AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM
-
DISCIPLINA INTERNACIONAL
-
EMPREENDEDORISMO
Informações Importantes
Este curso é ideal para quem:
💚 Acredita no poder transformador da educação inclusiva.
📘 Deseja atuar com estudantes com diferentes necessidades específicas.
🚀 Busca uma carreira com propósito, impacto social e forte demanda.
🧩 Quer desenvolver práticas pedagógicas empáticas e acessíveis.
Se você acredita que a educação deve acolher todas as pessoas, este curso é para você!
Este curso é ideal para quem:
💚 Acredita no poder transformador da educação inclusiva.
📘 Deseja atuar com estudantes com diferentes necessidades específicas.
🚀 Busca uma carreira com propósito, impacto social e forte demanda.
🧩 Quer desenvolver práticas pedagógicas empáticas e acessíveis.
Se você acredita que a educação deve acolher todas as pessoas, este curso é para você!
A área cresce com a ampliação de políticas de inclusão, programas educacionais acessíveis e investimentos em diversidade.
💼 Média salarial: entre R$ 2.800 e R$ 6.000, podendo chegar a mais em coordenação pedagógica, consultorias, projetos sociais e instituições privadas.
(Fonte: Glassdoor, Educa Mais Brasil, CIEE)
A demanda por profissionais especializados segue em alta, especialmente em escolas, ONGs e programas de inclusão educacional.
💚 Uma área humana, necessária e com espaço crescente no mercado!
Ter o ensino médio concluído
- Cópia do Certificado do Ensino Médio (autenticado).
- Cópia da Certidão de nascimento ou casamento.
- Cópia do RG ou CNH.
- Cópia do CPF.
- Comprovante de Residência atualizado (conta de água ou de energia elétrica).
Este curso é ideal para quem:
💚 Acredita no poder transformador da educação inclusiva.
📘 Deseja atuar com estudantes com diferentes necessidades específicas.
🚀 Busca uma carreira com propósito, impacto social e forte demanda.
🧩 Quer desenvolver práticas pedagógicas empáticas e acessíveis.
Se você acredita que a educação deve acolher todas as pessoas, este curso é para você!
O profissional formado pelo UniCV encontra um campo essencial e em expansão, atuando em espaços educativos, sociais e corporativos.
Com o diploma UniCV, você pode atuar em:
- Escolas públicas e privadas, na sala de recursos ou classes multifuncionais;
- Atendimento educacional especializado em diferentes níveis de ensino;
- Projetos educacionais não escolares, ONGs e instituições de apoio;
- Educação corporativa, museus e espaços culturais;
- Desenvolvimento e adaptação de materiais didáticos acessíveis;
- Hospitais e programas de educação inclusiva;
- Consultorias e equipes interdisciplinares voltadas à inclusão.
Em todos esses espaços, o licenciado em Educação Especial atua com empatia, sensibilidade e compromisso, garantindo que todos tenham acesso ao aprendizado.
A área cresce com a ampliação de políticas de inclusão, programas educacionais acessíveis e investimentos em diversidade.
💼 Média salarial: entre R$ 2.800 e R$ 6.000, podendo chegar a mais em coordenação pedagógica, consultorias, projetos sociais e instituições privadas.
(Fonte: Glassdoor, Educa Mais Brasil, CIEE)
A demanda por profissionais especializados segue em alta, especialmente em escolas, ONGs e programas de inclusão educacional.
💚 Uma área humana, necessária e com espaço crescente no mercado!
Ter o ensino médio completo.
- Cópia do Certificado do Ensino Médio (autenticado).
- Cópia da Certidão de nascimento ou casamento.
- Cópia do RG ou CNH.
- Cópia do CPF.
- Comprovante de Residência atualizado (conta de água ou de energia elétrica).
Coordenador (a)

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Mestre em Ciências Jurídicas pelo Programa de Pós-Graduação em Direito na Universidade Cesumar (UNICESUMAR), com enfoque nos instrumentos de efetivação dos direitos da personalidade. Licenciatura em Ciências Sociais – UEM, Pedagogia – FAMA e História – UNIFRAN. Professor conteudista para cursos de Graduação e Pós-graduação nas disciplinas: Ciências Sociais, Fundamentos Sócio-antropológicos da Educação, Introdução à Educação a Distância, Tecnologia e Sociedade, Educação de Jovens e Adultos, Antropologia Social e Docência do Ensino Superior. Professor de Gestão Escolar e Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Básica, Novas Tecnologias na Educação, Linguagem Jurídica, Teoria do Direito, Filosofia do Direito, Direito Societário, Títulos de Crédito e Tópicos Especiais. Avaliador MEC BASIs – INEP. Coordenador EaD: Área Educação – UniCV. Curriculo Lattes: Veja aqui

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Mestre em Ciências Jurídicas pelo Programa de Pós-Graduação em Direito na Universidade Cesumar (UNICESUMAR), com enfoque nos instrumentos de efetivação dos direitos da personalidade. Licenciatura em Ciências Sociais – UEM, Pedagogia – FAMA e História – UNIFRAN. Professor conteudista para cursos de Graduação e Pós-graduação nas disciplinas: Ciências Sociais, Fundamentos Sócio-antropológicos da Educação, Introdução à Educação a Distância, Tecnologia e Sociedade, Educação de Jovens e Adultos, Antropologia Social e Docência do Ensino Superior. Professor de Gestão Escolar e Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Básica, Novas Tecnologias na Educação, Linguagem Jurídica, Teoria do Direito, Filosofia do Direito, Direito Societário, Títulos de Crédito e Tópicos Especiais. Avaliador MEC BASIs – INEP. Coordenador EaD: Área Educação – UniCV. Curriculo Lattes: Veja aqui
Por que Escolher o UniCV?
O UniCV é uma instituição de ensino superior com nota máxima no MEC, reconhecida pela qualidade acadêmica e pela credibilidade no mercado.