0
agosto 30, 2024
0
Adrian Oliveira

Curso de Direito do UniCV obtém 1º lugar na premiação do Conjuri para trabalhos acadêmicos

Projeto utiliza recursos táteis no ensino de alunos com deficiência visual, promovendo integração entre faculdades e a advocacia

 

O curso de Direito do Centro Universitário Cidade Verde (UniCV), que tem o melhor desempenho entre as instituições maringaenses nos Indicadores de Qualidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), obteve o 1º lugar no prêmio do XVI Conjuri – Congresso Jurídico Integrado, que reconheceu os cinco melhores trabalhos acadêmicos voltados a promover integração entre academia e advocacia.

Considerado o maior congresso do Brasil para estudantes de Direito e Advogados, o Conjuri 2024, promovido pela OAB-Maringá, encerrou sua programação de três dias nesta quinta-feira, dia 29 de agosto, em Maringá. E o UniCV venceu apresentado o projeto Direito Táctil, que tem a proposta de ensinar alunos com deficiência visual utilizando protótipos feitos em placas de PVC e desenhos com cola em relevo.

Wesley dos Santos, de 22 anos, tem deficiência visual, está no 10º período do curso de Direito do UniCV e afirma que somente na faculdade conseguiu a inclusão que procurou na educação desde os 7 anos. Entre os recursos utilizados por ele na instituição de ensino superior estão audiobooks, aplicativos e métodos exclusivos, além de toda a acessibilidade na estrutura, com pisos táteis, marcações em braille e caixas de som nos elevadores.

O professor de Direito João Toso é um dos discentes que ensina o Wesley e utiliza o projeto Direito Táctil para que o aluno possa compreender ensinamentos na disciplina de Direito da Família. “Estava ensinando identificação de parentesco com desenhos, que ajudam os alunos a compreender melhor a linha reta e linha colateral, por exemplo. E vi a necessidade de conversar com o Wesley para validar um método que o ajudasse a aprender. Então desenvolvemos placas de plástico e desenhos em alto relevo feitos por uma espécie de cola, assim ele conseguiu avançar”, contou.

“Com o projeto, futuros advogados poderão utilizar esse tipo de recurso também na atuação jurídica”, concluiu.

Leave a Comment