Desafio Tecnospeed
Desafio Tecnospeed 2024/1
Realizado entre 19 de fevereiro e 20 de junho de 2024, o primeiro “Desafio Tecnospeed”, reuniu 24 alunos de graduação do 6º e 7º semestre do curso de Engenharia de Software do UniCV – Centro Universitário Cidade Verde, oferecendo uma oportunidade prática de aprofundamento em segurança digital e manipulação de certificados digitais. A iniciativa surgiu diante da crescente demanda por soluções seguras e acessíveis para a comunicação entre softwares e APIs bancárias, especialmente considerando a complexidade de conversões entre diferentes formatos de certificados.
Nesta experiência, os estudantes exploraram teoria e prática para desenvolver soluções simplificadas e eficientes para conversão de certificados digitais, aplicando conhecimentos multidisciplinares e estimulando a inovação tecnológica. Desse modo, o desafio permitiu que os participantes compreendessem melhor os processos de criptografia, aprimorar habilidades técnicas e desenvolver soluções de impacto organizacional, fortalecendo a capacidade de enfrentar desafios reais do mercado de tecnologia de forma segura, prática e criativa.
Desafio Tecnospeed 2024/2
Entre os dias 5 de agosto e 16 de dezembro de 2024, o segundo “Desafio Tecnospeed” envolveu 57 alunos do 4º semestre dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Engenharia de Software do UniCV – Centro Universitário Cidade Verde. A proposta surgiu da necessidade de oferecer maior transparência na emissão de boletos via APIs bancárias, que substituem os antigos arquivos CNAB, e de monitorar possíveis instabilidades que afetam tanto os clientes da Tecnospeed quanto outros desenvolvedores conectados a esses serviços.
Assim, os participantes desenvolveram uma ferramenta pública de monitoramento das principais APIs bancárias, capaz de indicar se eventuais falhas ocorrem no serviço da Tecnospeed ou na própria instituição bancária. A experiência proporcionou aos estudantes a integração entre teoria e prática, estimulando a inovação, o aprendizado multidisciplinar e o desenvolvimento de competências técnicas essenciais para o mercado, além de atender às demandas da empresa Tecnospeed e seus clientes.
Desafio Tecnospeed - Wizard de Carta de Van 2025/1
O “Desafio Tecnospeed – Wizard de Carta de Van” teve como objetivo desenvolver uma ferramenta que automatizasse o preenchimento da Carta de VAN, reduzindo erros, agilizando processos e aumentando a eficiência no atendimento ao cliente. O preenchimento manual, antes suscetível a falhas, gerava rejeições, retrabalho e atrasos, impactando a produtividade da equipe e a satisfação dos clientes. A solução implementada padronizou o processo por meio de regras de validação, permitindo que o contato humano fosse necessário apenas em etapas mais complexas.
A iniciativa utilizou tecnologias como React.js, Tailwind CSS, Node.js, Typescript, PostgreSQL e Redis, contemplando funcionalidades de seleção de bancos e produtos, formulários guiados, validação de dados, geração e visualização de PDFs, além de integração com o Zendesk para abertura de tickets. Com a participação de 29 estudantes de Engenharia de Software do UniCV – Centro Universitário Cidade Verde, o desafio promoveu aprendizado prático, aplicação de conceitos teóricos e estímulo à inovação, produtividade e habilidades técnicas.
Desafio Tecnospeed - Disparador de Webhooks 2025/2
Com o intuito de desenvolver uma ferramenta que permitisse aos clientes disparar webhooks de forma autônoma, sem a necessidade de acionar a equipe de suporte, o “Desafio Tecnospeed – Disparador de Webhooks”, que ocorreu no período de 14 de agosto a 27 de novembro de 2025, surgiu para resolver um problema operacional do PlugBoleto, em que clientes não recebiam notificações de atualização de cobranças, gerando sobrecarga da equipe e insatisfação do usuário.
Na busca por melhorias, a ação utilizou tecnologias como Node.js, TypeScript, Express.js, Fastify, RabbitMQ, Kafka, PostgreSQL, Redis, Docker, Kubernetes, Terraform, contemplando autenticação, mensageria, cache, monitoramento e integração contínua. O desafio contou com a participação de 59 estudantes de Engenharia de Software e Análise e Desenvolvimento de Sistemas do UniCV – Centro Universitário Cidade Verde, promovendo a aplicação de conhecimentos teóricos e desenvolvimento de soluções que uniram inovação tecnológica e impacto real para a empresa.



































